Muitos de vocês, nossos leitores, devem estar se perguntando: Após a inclusão dos novos cursos, a UEFS iniciou às atividades em EaD? Calma! Explicaremos tal título.
De acordo com diversos autores e com a ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), a EaD é uma modalidade de ensino/aprendizagem onde os sujeitos estão separados fisicamente, e que comunicam-se a partir de algum tipo de tecnologia. Atualmente, esta modalidade é permitida em lei; sendo que, para cursos de graduação no Brasil, deve estruturar-se no modelo semi-presencial.
Pois bem! Vocês já devem compreender onde queremos chegar.
Temos na UEFS, e não é uma criação dos anos 2000, disciplinas na modalidade semi-presencial. Professores que aparecem de mês em mês em sala, e passam atividades por e-mail; ou, ainda, aqueles que ministram aulas até metade do semestre, e depois exige que os estudantes façam um trabalho tirando dúvidas pelo telefone ou internet. [E ainda reprovam estudante por falta]
A UEFS poderia sim ter cursos EaD, não vemos problema nisso, entretanto os cursos atuais estão aprovados no MEC como presenciais, os docentes recebem salários como se estivesse em sala, e nós optamos, ao fazer vestibular, pela presencialidade de uma universidade pública.
Agora perguntamos, vocês que passaram ou passam pela UEFS, se deparam ou não com disciplinas EaD?
Leandro Menezes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lindo, lindo...
ResponderExcluirNada mais que uma verdade comumente debatida por entre os corredores da instituição.
A falta de empenho, profissionalismo e conteúdo de vários docentes do curso de Administração na UEFS é uma evidência clara do descaso com a educação nesse país e de como a administração da própria universidade não cumpre seu papel de avaliação e melhoramento constante do curso.
ResponderExcluirÉ uma pena, para todos nós.
Este texto de modo algum desmerece a EaD, buscamos apenas ironizar à pratica de alguns professores sem responsabilidade.
ResponderExcluir