“Uma jovem da Bulgária ofereceu um jantar para os estudantes americanos, colegas de seu marido, e entre eles foi convidado um jovem asiático. Após os convidados terem terminados seus pratos, a anfitriã perguntou quem gostaria de repetir, pois uma anfitriã búlgara que deixasse os seus convidados se retirarem famintos estaria desgraçada. O estudante asiático aceitou um segundo prato, e um terceiro – enquanto a anfitriã preparava ansiosamente mais comida na cozinha. Finalmente, no meio do seu quarto prato o estudante caiu no solo, convencido de que agiu melhor do que insultar a anfitriã pela recusa da comida que lhe era oferecida, conforme o costume do seu país.” (LARAIA. Cultura: um conceito antropológico, p. 74)
Apesar de ser uma história um tanto engraçada, nos faz refletir sobre os diversos momentos conflituosos que a humanidade têm passado, devido aos diferentes elementos culturais. Será possível, de maneira objetiva, aceitar o "outro" como ele é, mesmo tendo características que achamos absurdas, ou sem moral/ética? Será que não existe alguns paradoxos nas explicações antropológicas, quando afirmam que a cultura é algo que está sempre em modificação, mas por outro lado lutam pela preservação de rituais antigos indígenas, ou sertanejas, ou religiosas?...
A Cultura nos garante a socialização, mas qual delas? Se dentro de uma mesma cidade existem diferenças? Será a cultura dominante?...
Leandro Menezes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Percepção deveras complexa de uma problemática sociocultural que, por sua própria natureza, abrange toda a humanidade. Me pergunto o porque da resistência ao novo, por parte de alguns, em relação à cultura e costumes. Como podem eles confundir identidade com estagnação?
ResponderExcluirAinda há muito a ser observado...
A cultura é decerto um fenômeno social complexo, imprescindível à formação do indivíduo. Dela advêm as normas morais, que, mesmo passíveis de questionamento, são necessárias para que o sujeito oriente sua conduta a fim de ser inserido em determinado grupo, comunidade, sociedade.
ResponderExcluirQuanto aos questionamentos, atenho-me a observar que a cultura é tanto histórica quanto mutável; Uma característica não necessariamente exclui a outra.