Fui recebido, pelos jornais, nesta sexta-feira, com um "tiro a queima roupa". Fui não, fomos!
O prefeito de Feira de Santana, em mais uma atitude 'caridosa' assinou/publicou o decreto que aumenta a fortuna dos empresários da viação intra-urbana de nossa cidade. Digo Caridosa, por que os empresários (ou melhor, O EMPRESÁRIO), dono/os dos ônibus urbanos podiam deixar de arrecadar este ano menos um zero, em sua/as fortunas que já devem estar chegando aos "13 zeros após os dígitos iniciais".
O grande problema é que crescemos, e com a vida adulta deixamos de acreditar em super-heróis
que salvarão o planeta, e que podemos ser sujeitos escreventes de nossa história, e aí quem vai olhar por nós? Quem vai dar um basta neste cartel implantado em nossa princesa do sertão (que pelo visto trata a maioria como seus escravos, trabalha pra viver, e a minoria como parentes, vive, do excesso, do trabalho alheio)?
que salvarão o planeta, e que podemos ser sujeitos escreventes de nossa história, e aí quem vai olhar por nós? Quem vai dar um basta neste cartel implantado em nossa princesa do sertão (que pelo visto trata a maioria como seus escravos, trabalha pra viver, e a minoria como parentes, vive, do excesso, do trabalho alheio)?
E ainda o pior é que aprendemos, em nossa cultura elitista e oficial, que quem vai para as ruas reivindicar é baderneiro, arruaceiro, cangaceiro, feiticeiro, e outros ...eiros que vez ou outra são colocados à margem da vida social.
E você o que tem feito pra mudar este quadro? Você considera que este são devaneios sem importância de um cidadão irritado? E a meia-passagem realmente existe? Que grupo, em nossa cidade, teria a capacidade de organizar um protesto que realmente tivesse o efeito esperado contra a Sincol?
Velho leozão... e ai cara?
ResponderExcluirTô passando pra dar aquele alô e parabenizar o seu blog pelo bom trabalho, alertando sobre esse absurdo preço da passagem de transporte urbano aqui em feira de santana.
Parabéns.
É dever do cidadão, não se calar diante das mazelas e explorações que sofrem a sociedade.
P.s: Tô seguindo seu blog, se der, dá uma passadinha no meu tbm.
Abraços.
Velho Leo.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa. Precisamos mesmo nos movimentar contra os absurdos que sofremos todos os dias. E esse problema das passagens é uma velha conhecida nossa que já labutamos muito no movimento estudantil.
Aproveitando o ensejo, vou fazer uma provocação aos seus leitores: sabe o que realmente mexeria com o EMPRESÁRIO, um dia de mobilização, mas não com passeatas e apitaços (que também é válido...), mas simplesmente ficaríamos um dia inteiro sem pegar ônibus! Pegaríamos caronas, sairíamos de bicicleta ou à pé. Se uma cidade inteira, por um dia, deixasse de pegar o transporte coletivo (que é obrigado a circular, com ou sem passageiros) mexeria bem no ponto franco DELE: "O BOLSO"! E tenho quase certeza que depois disso, o povo seria visto com mais respeito...
Certo?
Abraços Leo.
Obs.: "Será que estamos disposto a sacrificar as nossas comodidades pela melhoria com coletivo. Ou achamos melhor esperar que só o outro se sacrifique?"
Um tiro a queima roupa e no bolso,$2,00 em uma passagem de onibus de uma cidade como Feira de Santana e além disso foi demonstrada mais uma vez o jogo de cartas marcadas entre a prefeitura e o cartel chamado de Sincol!!!e palmas para o nosso prefeito-marionete Tarcizio Pimenta.
ResponderExcluirSe o transporte público fosse equipado com uma frota melhor, com linhas melhor distribuídas e atendessem perfeitamente às necessidades da população, talvez, esse preço fosse aceitável. Mas não é o que vemos. Uma frota degradada, mal distribuída e mal equipada para atender às necessidades de deficientes, por exemplo (deficiente não são só os cadeirantes).
ResponderExcluirSe a população, com seu péssimo hábito de sempre esperar que a salvação venha de algum outro lugar que não dela mesma, não tomar as rédeas do processo de maneira inteligente e efetiva, essa situação, benéfica aos empresário não mudará.
Imagino o que é necessário para se despertar uma consciência?
Engraçado foi que tudo aconteceu na "surdina" e muito rapidamente.
ResponderExcluirAhh SINCOL.
Aguarde!!!
parabéns!
ResponderExcluiresse blog vai fazer como as pessoas para e reflita como podemos revindicar esse aumento
da pasagem!
Em primeiro lugar, parabenizo meus nobres colegas Márcio, Léo e Júnior pela bela iniciativa de trazer à discursão questões de grande relevância social. Além, claro, da ousadia; visto que, infelizmente, são poucos em nossa sociedade que têm a intrepidez de "bater" cara a cara esse pequeno grupo que a todo tempo visa nos marginalizar. Segundo, alguém pode responder quando se extinguirá esse jogo de compadres entre a Prefeitura de Feira e a Sincol?
ResponderExcluirForte abraço.