domingo, 26 de abril de 2009

Salve-nos quem puder!!!

Fui recebido, pelos jornais, nesta sexta-feira, com um "tiro a queima roupa". Fui não, fomos!
O prefeito de Feira de Santana, em mais uma atitude 'caridosa' assinou/publicou o decreto que aumenta a fortuna dos empresários da viação intra-urbana de nossa cidade. Digo Caridosa, por que os empresários (ou melhor, O EMPRESÁRIO), dono/os dos ônibus urbanos podiam deixar de arrecadar este ano menos um zero, em sua/as fortunas que já devem estar chegando aos "13 zeros após os dígitos iniciais".
O grande problema é que crescemos, e com a vida adulta deixamos de acreditar em super-heróis
que salvarão o planeta, e que podemos ser sujeitos escreventes de nossa história, e aí quem vai olhar por nós? Quem vai dar um basta neste cartel implantado em nossa princesa do sertão (que pelo visto trata a maioria como seus escravos, trabalha pra viver, e a minoria como parentes, vive, do excesso, do trabalho alheio)?
E ainda o pior é que aprendemos, em nossa cultura elitista e oficial, que quem vai para as ruas reivindicar é baderneiro, arruaceiro, cangaceiro, feiticeiro, e outros ...eiros que vez ou outra são colocados à margem da vida social.
E você o que tem feito pra mudar este quadro? Você considera que este são devaneios sem importância de um cidadão irritado? E a meia-passagem realmente existe? Que grupo, em nossa cidade, teria a capacidade de organizar um protesto que realmente tivesse o efeito esperado contra a Sincol?

7 comentários:

  1. Velho leozão... e ai cara?
    Tô passando pra dar aquele alô e parabenizar o seu blog pelo bom trabalho, alertando sobre esse absurdo preço da passagem de transporte urbano aqui em feira de santana.
    Parabéns.

    É dever do cidadão, não se calar diante das mazelas e explorações que sofrem a sociedade.

    P.s: Tô seguindo seu blog, se der, dá uma passadinha no meu tbm.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Velho Leo.

    Parabéns pela iniciativa. Precisamos mesmo nos movimentar contra os absurdos que sofremos todos os dias. E esse problema das passagens é uma velha conhecida nossa que já labutamos muito no movimento estudantil.
    Aproveitando o ensejo, vou fazer uma provocação aos seus leitores: sabe o que realmente mexeria com o EMPRESÁRIO, um dia de mobilização, mas não com passeatas e apitaços (que também é válido...), mas simplesmente ficaríamos um dia inteiro sem pegar ônibus! Pegaríamos caronas, sairíamos de bicicleta ou à pé. Se uma cidade inteira, por um dia, deixasse de pegar o transporte coletivo (que é obrigado a circular, com ou sem passageiros) mexeria bem no ponto franco DELE: "O BOLSO"! E tenho quase certeza que depois disso, o povo seria visto com mais respeito...
    Certo?

    Abraços Leo.

    Obs.: "Será que estamos disposto a sacrificar as nossas comodidades pela melhoria com coletivo. Ou achamos melhor esperar que só o outro se sacrifique?"

    ResponderExcluir
  3. Um tiro a queima roupa e no bolso,$2,00 em uma passagem de onibus de uma cidade como Feira de Santana e além disso foi demonstrada mais uma vez o jogo de cartas marcadas entre a prefeitura e o cartel chamado de Sincol!!!e palmas para o nosso prefeito-marionete Tarcizio Pimenta.

    ResponderExcluir
  4. Se o transporte público fosse equipado com uma frota melhor, com linhas melhor distribuídas e atendessem perfeitamente às necessidades da população, talvez, esse preço fosse aceitável. Mas não é o que vemos. Uma frota degradada, mal distribuída e mal equipada para atender às necessidades de deficientes, por exemplo (deficiente não são só os cadeirantes).

    Se a população, com seu péssimo hábito de sempre esperar que a salvação venha de algum outro lugar que não dela mesma, não tomar as rédeas do processo de maneira inteligente e efetiva, essa situação, benéfica aos empresário não mudará.

    Imagino o que é necessário para se despertar uma consciência?

    ResponderExcluir
  5. Engraçado foi que tudo aconteceu na "surdina" e muito rapidamente.
    Ahh SINCOL.
    Aguarde!!!

    ResponderExcluir
  6. parabéns!
    esse blog vai fazer como as pessoas para e reflita como podemos revindicar esse aumento
    da pasagem!

    ResponderExcluir
  7. Em primeiro lugar, parabenizo meus nobres colegas Márcio, Léo e Júnior pela bela iniciativa de trazer à discursão questões de grande relevância social. Além, claro, da ousadia; visto que, infelizmente, são poucos em nossa sociedade que têm a intrepidez de "bater" cara a cara esse pequeno grupo que a todo tempo visa nos marginalizar. Segundo, alguém pode responder quando se extinguirá esse jogo de compadres entre a Prefeitura de Feira e a Sincol?

    Forte abraço.

    ResponderExcluir